quinta-feira, 6 de dezembro de 2012

E.K.D


Enterprise Knowledge Development – (E. K. D)                                                 

É uma metodologia recente que auxilia em analisar, entender, desenvolver e documentar uma organização e seus componentes usando a Modelagem Organizacional, podendo envolver todas as áreas de uma organização, fazendo-a uma classificação dos requisitos para que a organização (composição) fique em sintonia com a empresa (negocio).
A modelagem organizacional traz grandes benefícios à engenharia de requisitos de software, à medida.
Que auxiliam o entendimento dos aspectos sociais, organizacionais, técnicos, jurídicos e econômicos.
(PADUA, 2002)

 Metodologia E. K. D

Na modelagem organizacional do EKD são tratadas algumas questões como:

· Estratégias do plano de negócios;
· Análise e definição dos conceitos e regras de negócio;
· Reengenharia dos processos de negócio;
· Planejamento de pessoal.
Tendo como objetivo “desenhar”  o modelo organizacional e obter o melhor entendimento para resolver problemas e desenvolver o conhecimento da organização.
 “A técnica de Modelagem Organizacional EKD facilita a compreensão do ambiente empresarial e é  conhecida como uma atividade valiosa para a engenharia de requisitos” Pádua (2001)

Pode se utilizar o mesmo, tanto em negócios já existentes ou em situaçoes futuras que possam vir a ocorrer no negocio.
Bubenko et al (2001),cita alguns benefícios tradizidos na utilizaçao de metodologia E.K.D:

· Compreender melhor o negócio;
· Facilitar a aprendizagem organizacional e a comunicação sobre questões essenciais;
· Auxiliar a compreender as capacidades e processos dentro da organização;
· Melhorar a comunicação entre usuários e desenvolvedores do sistema de informação;
· Desenvolver uma descrição estruturada do negócio
· Auxiliar os desenvolvedores do sistema de informação e usuários na determinação dos requisitos e objetivos do sistema;
· Estabelecer uma descrição dos objetivos, entidades, processos e requisitos que é mais consistente e completa do que uso desta descrição em forma de texto;
· Gerar uma base de documentos em computador (repositório de conhecimento) que pode ser usado para:
- Argumentar sobre o negócio;
- Discutir as mudanças e evolução do negócio;
- Traçar uma sequencia de componente e decisões que conduzem a várias implementações de decisões e componentes de sistema de informação.


O EKD tem alguns modelos que analisam a organização e suas exigências partir de perspectivas interrelacionadas que construirão o modelo da empresa segundo o aspecto representado por cada um dos Modelos,dos quais os mais conhecidos são: Modelo de objetivos; Modelo de Regras de negócio; Modelo de Processos de negócio; Modelo de Conceitos; Modelo de Requisitos e componentes técnicos; e Modelo de Atores e Recursos.

Sub-Modelos do Enterprise Knowledge Development – E. K. D.

Modelos de objetivos

Apresenta uma descrição do que a organização deseja alcançar, impedir ou evitar. O objetivo é mostrar pontos como: o caminho que a organização deve seguir, prioridades dos objetivos estabelecidos e qual o relacionamento dos objetivos com os problemas, ameaças e oportunidades encontrados na busca de suas realizações.

4.2.2        Modelo de regras de negócio

 Define e apresentar as regas de negócio. A consistência e formulação dessas regras dependem do que foi estabelecido no modelo de objetivos, esclarecendo questões do tipo:
· Quais regas afetam os objetivos da organização;
· Como cada regra do negócio está relacionada com os objetivos;
· Como os objetivos são apoiados pelas regras;
· Quais são as políticas declaradas.

4.2.3        Modelo de Processo de negócio

Definir os processos organizacionais, mostrar a forma de interação e manuseio das informações e materiais.
Outra finalidade desse modelo é apresentar quais são as entradas necessárias em termos de informação ou material. A elaboração do modelo de processo de negócios permite esclarecer:
· Quais são as atividades e processos reconhecidos na organização em concordância com as metas;
· De que forma os processos deveriam ser realizados e quais as informações necessárias.

4.2.4        Modelos de Conceitos

Deve incluir componentes pelos quais se pode descrever o conteúdo de diferentes conjuntos de informações e fluxos do processo de negócios, servindo como um dicionário, pois também define as entidades e os dados da aplicação sob um aspecto conceitual.

4.2.5        Modelo de atores e recursos

Define os tipos de atores e recursos envolvidos na atividade da empresa. Descreve como diferentes atores e recursos se relacionam uns com os outros e como ele se relacionam com os componentes do modelo de objetivos.
Atores e recursos podem ser:
· Indivíduos: caracterizando uma pessoa na empresa. Por exemplo: João, Maria, etc...
Indivíduos são identificados pelos seus nomes.
· Unidade organizacional: pode representar toda a estrutura organizacional da empresa, como um grupo, ou departamento, divisão, seção, projeto, equipe, etc... Exemplo: Departamento de Planejamento, Assistência técnica.
· Recurso não humano: podem ser máquinas ou sistemas de diferentes tipos. Por exemplo: Aparelho de FAX, “MS Word”.
· Funções: podem ser utilizados pelos Indivíduos e Unidades organizacionais em diferentes contextos. Por exemplo: Autor, Controlador, Supervisor, Gerente, Chefe de Equipe.

Modelo de requisitos e componentes técnicos

Esse modelo define a estrutura e propriedades do sistema de informação para apoiar as atividades de negócio.
Os modelos de Objetivos, Regras de Negócio, Processo de Negócios e Atores e Recursos é uma descrição inicial para a empresa, porém para desenvolver um sistema de informação que suporte esses processos, existe a necessidade de se direcionar a atenção para o sistema técnico que é necessário para apoiar os objetivos, processos e atores da organização.


O relacionamento entre os modelos da metodologia EKD se inter-relacionam de diferentes formas, dependendo do tipo e do objetivo do modelo, conforme a figura abaixo:


Figura: Modelos da metodologia EKD

2 comentários:

  1. As informações sobre o EKD ajudou bastante em entender como e o funcionamento da modelagem organizacional que pode ser usado na documentação de todos o processos de desenvolvimento de um projeto. Obrigado

    ResponderExcluir
  2. Esse texto foi de grande ajuda para mim agradeço por compartilhar. Mas poderia me dizer qual foi a fonte de onde retirou esse texto ? ou foi de autoria própria ? pois preciso colocar no meu trabalho as referencias eletrônicas e bibliográficas.

    ResponderExcluir