quinta-feira, 6 de dezembro de 2012

RUP


Processo Unificado da Rational (RUP)

O Processo Unificado da Rational é um processo de engenharia de software criado para apoiar o desenvolvimento orientado a objeto e tem por objetivo cumprir um cronograma para que se obtenha um software que atenda às necessidades do usuário, que seja entregue a tempo e sem maiores custos do que o previsto. O RUP define perfeitamente quem é responsável pelo que, como as coisas deverão ser feitas e quando devem ser realizadas, descrevendo todas as metas de desenvolvimento especificamente para que sejam alcançadas. O desenvolvimento de software é dividido em quatro fases: fase de concepção, fase de elaboração, fase de construção e fase de transição. Detalhes sobre as fases:
Fase de concepção: abrange as tarefas de comunicação com o cliente e planejamento, onde se avalia os possíveis riscos, as estimativas de custo e prazos, estabelece as prioridades, levantamento dos requisitos do sistema e análise.
Fase de elaboração: abrange a Modelagem do modelo genérico do processo. O objetivo desta fase é analisar de forma mais detalhada a análise do domínio do problema, revisando os riscos que o projeto pode sofrer e a arquitetura do projeto começa a ter sua forma básica.
Fase de construção: Desenvolve ou Adquire os componentes de Software. O principal objetivo desta fase é a construção do sistema de software, com foco no desenvolvimento de componentes e outros recursos do sistema. É na fase de Construção que a maior parte de codificação ocorre.
Fase de transição: Abrange a entrega do software ao usuário e a fase de testes. O objetivo desta fase é disponibilizar o sistema, tornando-o disponível e compreendido pelo usuário final. As atividades desta fase incluem o treinamento dos usuários finais e também a realização de testes da versão beta do sistema visando garantir que o mesmo possua o nível adequado de qualidade.


Nenhum comentário:

Postar um comentário