terça-feira, 16 de setembro de 2014

Métodos de trabalho e pesquisa (M.T.P.)



[1] O que é pesquisa ?

R: Pesquisa é um processo sistemático para a construção do conhecimento, gerando novos conhecimentos e conceitos, podendo também desenvolver, colaborar, refutar, ampliar, algum conhecimento pré-existente.

No meio acadêmico, a pesquisa é um dos pilares da atividade universitária, em que os pesquisadores têm como objetivo produzir conhecimento para uma disciplina acadêmica, contribuindo para o avanço da ciência e para o desenvolvimento social. A palavra pesquisa deriva do termo em latim"perquirere", que significa "procurar com perseverância".


[2] O que é ciências ?

R: A ciência nasce de ações simples, a observação curiosa de algo em que temos interesse, por exemplo.. Para isto não precisamos necessariamente dos grandes laboratórios ou das fórmulas matemáticas. Explicações testadas sobre as coisas e fatos, obtidas a partir da observação e do estudo destas coisas e fatos.

Ciência é uma palavra que deriva do termo latino "scientia" cujo significado era conhecimento ou saber. Atualmente se designa por ciência todo o conhecimento adquirido através do estudo ou da prática, baseado em princípios certos.


[3] O que é ciências Humanas e suas características?

R: É o estudo do comportamento humano, as relações humanas e o seu desenvolvimento em sociedade. Nelas estão incluídas áreas como a Antropologia, o Direito, a História, a Psicologia, a Sociologia, a Filosofia Social, a Economia Social, a Política Social, o Direito Social. As ciências humanas estudam as normas de convivência do homem e dos modos da sua organização social.

A Filosofia busca o porquê dos porquês. A História busca o que aconteceu no passado e suas implicações ainda hoje. O objetivo é a compreensão das relações que o homem estabelece com o outro e com o mundo. A Psicologia se coloca dentro das nossas mentes e frente aos comportamentos. A Pedagogia toma para si o desafio de entender e aprimorar os processos de ensino e aprendizagem.Vários caminhos, mas um objetivo semelhante: entender e melhorar a condição do ser humano. “A complexidade cada vez maior que caracteriza a sociedade contemporânea exige mais e mais uma compreensão adequada dessas características e de seus impactos na vida social”, afirma o coordenador do curso da UFMG, Geraldo Élvio Vargas.

[4] O que é preciso para ser um bom pesquisador?

R: É evidente que elas podem variar em função de fatores como área de atuação, local de trabalho e região de atuação. Mas existem algumas características e aptidões essenciais, como:

 * Paixão pelo conhecimento: Sempre querer mais conhecimento, nunca deve estar satisfeito com seu conhecimento.
 *Criatividade: Saber inovar.
  *Saber ver e delimitar um problema relevante: Não basta identificar o problema é preciso ter a visão de que se é capazes de resolvê-lo.
 * Persistência: A ciência é repleta de dificuldades, saber persistir e ter resistências quanto ao erro ou acerto é fundamental.
 *Capacidade administrativa: Na condução de uma pesquisa geralmente não se está sozinho, está envolvida uma série de recursos como pessoal, infraestrutura e material. Assim, o pesquisador quase sempre atua como um gerente.
 *Habilidade de expressar resultados: A ciência sobrevive dos resultados.
 *Trabalhar em equipe: Deve ter flexibilidade para ser liderado e liderar, aceitar a opinião dos outros, valorizar o trabalho do grupo e ter humildade para reconhecer a importância de todos os envolvidos na pesquisa.
 *Gostar do que faz: É uma das condições primordiais para que os demais itens sejam exercidos em sua plenitude. Na vida, o ato de gostar de algo é um aprendizado. A esperança é que o pesquisador a cada momento tenha mais prazer no que está realizando.
Referencias: 


http://www.significados.com.br/



[3] UFMG - https://www.ufmg.br/diversa/15/index.php?option=com_content&view=category&id=21&layout=blog&Itemid=34

[4] Adaptado: Revista Minas Faz Ciência Nº 37 (Mar. a Mai. de 2009)

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